quinta-feira, 24 de julho de 2008

A véspera

Hoje é o último dia completo em Lisboa antes da minha partida. Só o facto de me imaginar a passar a porta do avião, a colocar o cinto e a sentir o impulso da descolagem me deixa com insónias de tanta ansiedade. Moçambique! África!
Existem lugares e pessoas tão carregados de significados, de histórias e de sentidos que apenas o pensar o nome nos fazem sentir em viagem. África é assim para mim. Penso a palavra e é o continente inteiro que me chega aos sentidos, imagens, histórias, cores, cheiros imaginados, horizonte, natureza. A palavra vem carregada como as núvens das monções, e é o dilúvio cá dentro. Moçambique faz parte desses meus lugares míticos. O Índico é a minha ponte que une a minha esimada costa indiana e este novo mundo que estou prestes a descobrir.
Viajar é muito bom. Eu pelo menos em viagem sinto-me na minha dimensão mais volátil, e apercebo-me da pouca solidez da realidade, sempre em crescimento, sempre diferente. Faz-me querer viver tudo intensamente, porque há tanto para conhecer. As certezas ficam no nosso lugar no avião, e quando desembarco num outro espaço e num outro tempo levo-me a mim mesmo e sinto-me mais leve. À medida que o tempo passa até a bagagem fica mais leve.
Fui percebendo que viajar faz parte de quem sou. Talvez a minha vocação seja essa, descobrir, viver de novo, olhar, conhecer, e não uma profissão ou um estado civil. Será que posso passar recibos verdes disso? profissão - pessoa que gosta de viajar. era bom.
Bem, esta viagem é uma viagem de trabalho, de missão, de labuta. Mas por vezes parece-me que não sou eu que vou em missão, mas que é a missão que me espera, para me dar um novo mundo.

Aqui fica uma saudação muito especial aos amigos do grupo Missão Mundo! Companheiros de um projecto feito a várias mãos e várias personalidades, desejos e cumplicidades.
E, claro, um grande abraço a esse Moçambique que me espera. Que eu seja merecedor da sua generosidade.

Até manjacaze!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Até eu já me sinto a viajar contigo, depois d ler o teu email!! O melhor de África para ti!
C

Joao CL disse...

Tou toda mordidinha...
Conta coisas, mal possas!! Se a véspera te dá uma inspiração destas, nem imagino o que te fará o contacto com essa realidade!
Beijos e ate já
MJ

ritacatita disse...

é altura de cantar a musiquinha da cesária: "áfrica minha, áfrica nossa..."
porque é como tu nos fazes sentir!

bjs
rc